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sexta-feira, 22 de maio de 2015

O PIBID História Rondonópolis

 O QUE É O PIBID?

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), criado pelo MEC e fomentado pela Capes, tem a finalidade de valorizar o magistério e apoiar estudantes de licenciatura das instituições de educação superior públicas e comunitárias, sem fins econômicos. 

Qual o Objetivo do PIBID/UFMT?


O PIBID tem como objetivo a elevação da qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nos cursos de licenciatura das instituições públicas de educação superior, assim como a inserção dos licenciandos no cotidiano das escolas da rede pública de educação, o que promove a integração entre Educação Superior e Educação Básica.

O programa visa também proporcionar aos futuros professores participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar e que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem, além de incentivar as escolas públicas de educação básica a tornarem-se protagonistas nos processos formativos dos estudantes das licenciaturas, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros professores.

O Sub Projeto História/Rondonópolis

Meta atender aos objetivos institucionais que constam do Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFMT, como ampliar a articulação com a sociedade e contribuir com o desenvolvimento regional, melhorar a qualidade do ensino de graduação, garantir a formação de profissionais habilitados para o ensino de História no Ensino Médio e garantir a participação de estudantes em ações acadêmicas e socioculturais locais e nacionais.

Os eixos norteadores do Sub Projeto História Rondonópolis estão vinculados as diretrizes do PIBID UFMT:
*Práticas Docentes Interdisciplinares;
*Uso de Tecnologias educacionais e recursos didáticos Inovadores;
*Estratégias para aperfeiçoamento da capacidade comunicativa do licenciando por meio da leitura, escrita e da fala;
*Formação pela pesquisa;
**Práticas Docentes Interdisciplinares
*Sugestão de Projetos:
* Violência e Indisciplina na escola: estudo dos cadernos de ocorrências (“Livro Negro”) da escola, analisando quais as principais ocorrências da escola e as formas de disciplinamento adotadas;
*Laboratório de Ciências Sociais: catalogação, organização e arrecadação de recursos didáticos para o ensino de ciências sociais. Elaboração e oferta de Objetos de aprendizagem de ensino de história;
*Aula de Campo: articulação de aula de campo com os projetos pibid de geografia, biologia e história.  
*Uso de Tecnologias Educacionais e Recursos Didáticos Inovadores
*A utilização da Internet para o ensino e a aprendizagem em História;
*Levantamento das tecnologias educacionais disponíveis na escola e seus usos;
*Estratégias para aperfeiçoamento da capacidade comunicativa do licenciando por meio da leitura, escrita e da fala;
 *Elaboração de artigos como prática de registro e reflexão do desenvolvimento de ações entre alunos e supervisores envolvidos no projeto. O objetivo é valorização da formação e prática docente em sua dimensão pessoal, incentivo à prática da leitura, interpretação e escrita a partir das metodologias e conteúdos da disciplina, bem como das experiências de ensino vivenciadas durante o projeto.

Ações a Serem Executadas

Gestão de Classe. Ação que focaliza as estratégias de interlocução dos saberes docentes dos supervisores e o conhecimento histórico escolar na integração dos bolsistas e voluntários na dinâmica das aulas de história. Buscamos identificar os diversos saberes envolvidos no processo: o uso do quadro negro, das tecnologias educacionais, a mobilização dos conteúdos prévios dos alunos e a problematização do conhecimento histórico escolar.

Participação dos bolsistas e voluntários das atividades de planejamento de ensino desenvolvidas pelo supervisor. Esta ação subsidia todas as demais, uma vez que, os projetos de ensino, as palestras, oficinas e a construção dos materiais didáticos têm no planejamento de ensino de história seu suporte organizacional e objetivos.

Analisar periodicamente as avaliações realizadas pelos alunos do ensino médio, para identificar conteúdos e temas com maior índice de dificuldade de aprendizagem, e que serão trabalhados nos projetos de Ensino.

Analisar indicadores de avaliação do ENEM, buscando perceber nestes os entraves, avanços e as perspectivas futuras.

Elaboração Sistematização das “Oficinas de História” ensino de História tendo como suporte tecnologias educacionais disponíveis na escola, tais como: a lousa digital, o laboratório de informática, videoteca, as plataformas de aprendizagem e os aplicativos para smartphones, ipads e tablets. A atual realidade escolar e social envolve necessidades de experiências de ensino que transitem livremente com o uso dessas tecnologias.

Promover avaliação continua das ações desenvolvidas no subprojeto, e de todos os envolvidos: supervisores, bolsistas, voluntários e coordenador. Buscando um constante aprimoramento das ações em sua efetividade e eficácia quanto aos objetivos pretendidos. Bem como, a autoavaliação das pessoas envolvidas enquanto um continnum formativo reflexivo.

Organizar seminário integrador envolvendo os cursos de licenciatura contemplados pelo PIBID no âmbito do Campus Universitário de Rondonópolis/UFMT – Pedagogia, Letras, História, Geografia, Biologia e Matemática. Participarão do seminário professores da escola, professores em formação – alunos bolsistas e voluntários -, supervisores, coordenadores de subprojeto e, se possível, alunos e coordenação das licenciaturas envolvidas;

Realizar registros fotográficos e audiovisuais das atividades desenvolvidas pelo subprojeto PIBID de História como parte da produção do relatório. Tais registros irão subsidiar na confecção dos relatórios parciais e finais.

Elaborar e publicar textos científicos relatando a experiência do PIBID de História que serão apresentados em eventos e publicações (revistas e coletâneas) na área de História, Ensino de História e Educação.

Participação nos Seminários Integradores do PIBID, e no Encontro Nacional do PIBID;

Proporcionar condições e incentivar a participação dos bolsistas, voluntários e supervisores do Subprojeto de História, em eventos científicos na área de Ensino de História;

Incentivar o Intercambio entre os bolsistas dos subprojetos do PIBID da UFMT, e de outras instituições de ensino;

Desenvolver estudos e discussões sobre as propostas e questões do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM);

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